A AGAMESF está situada à rua São Paulo, nº 43, bairro Dom Tomaz e oferece cursos de: Lapidação, artesanato decorativo e bijouteria. Todos os cursos são gratuitos. Mais informações: (74)3611-0828.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Artesãos capacitados em Juazeiro

Além dos cursos de gestão oferecidos pelo Sebrae, o grupo também participou do curso de Adorno Mineral, Lapidação e Artesanato Decorativo aprendendo a produzir jóias e semi-jóias em pedra
Emanuelle Lustosa
No último dia 6 de dezembro o Sebrae, em parceria com a Associação dos Garimpeiros do Médio São Francisco – Agamesf, realizou a solenidade de encerramento dos cursos Aprender a Empreender, Técnicas de Vendas e Formação de Preços e a entrega dos certificados das 92 pessoas entre artesãos, donas de casa e jovens de nove bairros periféricos do município de Juazeiro, que participaram do treinamento no mês de novembro.Além dos cursos de gestão oferecidos pelo Sebrae, o grupo também participou do curso de Adorno Mineral, Lapidação e Artesanato Decorativo aprendendo a produzir jóias e semi-jóias em pedra. A capacitação iniciou no mês de julho e foi encerrada no final de novembro, com a exposição das peças durante a Feira do Jovem Empreendedor (Fejem), realizada na Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro.O jovem artesão de 25 anos, Rafael Libório disse que essa capacitação foi muito importante para o seu crescimento profissional e ajudou a levantar a alto-estima do grupo. “Adquirir conhecimento sobre as pedras, que vai possibilitar que eu trabalhe com outra matéria prima, de valor mais alto no mercado. Também aprendi a valorizar mais a minha mão-de-obra e a formar os preços dos meus produtos”. Rafael há três anos trabalha com artesanato, confeccionando bijuterias de sementes, madeira e couro, sua especialidade. Atualmente ele comercializa suas peças para Salvador, João Pessoa, São Paulo, Recife e a região do Vale do São Francisco.De acordo com o presidente da Agamesf, Antônio Cardoso o objetivo desse projeto é formar profissionais para o Arranjo Produtivo Local do segmento mineral. “A nossa idéia é capacitar além dos artesãos, as pessoas de baixa renda que tem dificuldade para entrar no mercado de trabalho. É a inclusão social através da mineração”, ressaltou. Ele explicou que essa capacitação foi possível devido a um convênio firmado entre a Agamesf, a Fundação Banco do Brasil e o Ministério do Turismo.A coordenadora regional do Sebrae, Jussara Oliveira falou sobre a importância da qualificação profissional de jovens e adultos e da criação de novas oportunidades para a geração de renda na região. “Precisamos incentivar cada vez mais as pessoas, principalmente aos jovens a desenvolver o seu potencial empreendedor. A atividade é uma maneira de criar emprego e renda para os artesãos da região” finalizou Jussara.A gestora do atendimento empresarial do Sebrae, Pricilla Silva, falou sobre a parceria com a Agamesf. “A nossa proposta é contribuir ainda mais para o desenvolvimento desse grupo, através da realização de mais cursos”, finalizou.Estavam presentes na solenidade o gerente e representante da Fundação Banco do Brasil, Altamir Martins, o gerente regional da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic) Jairo Alves e o aluno representante do grupo Paulo Rodrigues.

Textos veiculado pela Agência Sebrae de Notícia
http://www.ba.agenciasebrae.com.br/noticia.kmf?cod=7962970&canal=419

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expediente

Presidente:

Antônio Cursino da França Cardoso Neto

Acessoria de Imprensa:

MACAMBIRA CINEMA, VIDEO E EENTRETENIMENTO



By:

Cícero Gomes